Gestão da Manutenção x Gestão de Ativos
- Luciano Lima
- 3 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jan. de 2021
Resolvi escrever este pequeno artigo para abordar um assunto que já é muito conhecido, mas que ainda não está sendo colocado em prática na maioria das empresas de mercados específicos: LCC - Life Cycle Cost e gestão de ativos.
Conceitualmente a gestão de ativos leva em consideração toda a sua vida útil, desde a sua concepção (dimensionamento) até o seu descarte final. Dessa forma, a análise de custos de propriedade e manutenção deve igualmente considerar todo este ciclo, conforme figura abaixo:
Muitas vezes os gestores de operação e manutenção possuem pouca influência sobre a decisão de compra de determinados ativos. Sua influência consiste em um "Parecer Técnico", que muitas vezes é concebido como um "passa / não passa".
A decisão de aquisição (na maioria das vezes) fica restrita a negociação do valor de compra. Após aprovação técnica, passam a valer as melhores condições comerciais.
Conforme figura abaixo, o custo de capital é apenas uma das dimensões que precisa ser analisada no momento da decisão pela aquisição de um ativo. Questões como: exposição ao risco, compliance, imagem e eficiência precisam ser igualmente analisadas.
https://www.twpl.com/
Para exemplificar melhor o assunto, vamos abordar uma análise de eficiência e custo de capital de dois veículos de uma mesma categoria. Dessa forma, podemos demonstrar que muitas vezes o "custo de capital" não será preponderante na decisão sobre qual ativo terá o melhor LCC.
Vamos considerar aleatoriamente dois modelos de carros de uma mesma categoria, conforme abaixo:
Na sequência vou recorrer a um site de internet (Carros Na Web) que executa comparativo de especificações entre os dois veículos. Abaixo o comparativo:
Abaixo o detalhe dos valores das revisões:
Abaixo vamos criar uma planilha simples para comparar a aquisição dos dois modelos considerando as informações disponíveis na internet. Optei por uma análise de Valor Presente Líquido, que é comumente conhecida como custo da oportunidade.
Esta análise visa trazer o valor do investimento para a data atual, avaliando os desembolsos durante determinado período (no nosso caso ciclo do ativo). Vamos utilizar uma taxa de atratividade comum para avaliação de projetos - 12% ao ano.

Dessa forma, a análise acima demonstra que o Toyota Corolla representa a melhor opção econômica durante todo o ciclo de vida do ativo. Claro que este é apenas um exemplo e como tal, foram consideradas informações do comparativo teórico sugerido pelo site.
Para explorarmos o exemplo, podemos avaliar o seguinte: mesmo com o menor valor de aquisição sugerido, o Honda Civic apresentou um resultado pior. Ou seja, durante o ciclo de vida do ativo os desembolsos totais foram maiores para este modelo de veículo.
Para este exemplo, podemos concluir que empresas que avaliam somente o valor de aquisição, não estariam tomando a melhor decisão para a empresa, pois ao longo de sua vida útil, o ativo escolhido representaria um prejuízo para a companhia.
Claro que o exemplo utilizado foi apenas didático e analisou somente algumas dimensões / variáveis. Na prática é preciso aprofundar um pouco mais na análise, avaliando as seguintes questões:
Na localidade onde o veículo será utilizado existem oficinas credenciadas?
Consumo teórico x prático - suscetível ao perfil de cada motorista;
Imagem - como será a imagem da empresa associada ao ativo escolhido;
Compliance - a empresa possui ações na justiça? (existe uma outra montadora que mentiu sobre dados de emissões do seus carros) qual o impacto na nossa empresa?
Custo com pneus - um importante custo do veículo;
Em caso de sinistro, qual os valores das peças (para-choque; funilaria, pintura);
Segurança para o colaborador;
Etc.:
Conclusão:
A gestão de custos nas empresas é sempre um tema de muita atenção e sempre em pauta. Várias ações são direcionadas neste sentido e os nossos gestores operacionais, principalmente os gestores de manutenção, que estão em constante busca pela conhecida excelência, são os que mais sofrem com uma decisão de compra de ativo equivocada.
Entretanto, esta análise rápida e conceitual visa demonstrar que muitas vezes a decisão tomada equivocadamente, visando apenas o "Saving" no momento da aquisição do ativo, pode representar um aumento de custo significativo e que mesmo o melhor gestor de operação / manutenção não conseguirá mudar.
Empresas de excelência mundial possuem ferramentas avançadas de avaliação de aquisição de ativos. As decisões são tomadas por um comitê, sendo que as principais dimensões da análise são avaliadas e quantificadas.
Referências:
The Woodhouse partnership - https://www.twpl.com/
Site da Honda - https://www.honda.com.br
Site da Toyota - https://www.toyota.com.br
Site Carros na Web - https://www.carrosnaweb.com.br
Livro: Maintenance Costs and Life Cycle Cost Analysis – 27 jul 2017 por Diego Galar (Autor), Peter Sandborn (Autor), Uday Kumar (Autor)
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